A Europa está construindo o maior túnel imerso do mundo, que ligará a Dinamarca à Alemanha. Com 18 quilômetros de extensão, o projeto, chamado Túnel do Estreito de Fehmarn, reduzirá em cerca de 160 km a distância percorrida por trens e veículos entre os dois países. A obra, que já está em andamento, faz parte de uma iniciativa da União Europeia para tornar o transporte rodoviário e ferroviário mais eficiente e reduzir a dependência de viagens aéreas.
O túnel será construído com seções pré-moldadas de concreto, posicionadas no fundo do mar e interligadas como peças de um quebra-cabeça. A técnica difere de outros túneis subaquáticos, como o Eurotúnel, que foi escavado diretamente no leito marinho. Com profundidade de aproximadamente 12 metros, a estrutura contará com sistemas de segurança para resistir a acidentes e evitar infiltrações. O projeto também utiliza equipamentos de grande porte, incluindo a maior draga e usina de concreto do mundo.
Apesar dos atrasos, a previsão inicial é que o túnel seja inaugurado em 2029, com custo estimado em 7,5 bilhões de euros, financiados integralmente pela Dinamarca. A obra é considerada um marco de engenharia e integração europeia, facilitando o transporte entre o norte e o sul do continente. Quando concluído, será o maior túnel imerso já construído, superando outras estruturas existentes.