O secretário do Comércio dos Estados Unidos, Scott Bessent, confirmou nesta quarta-feira (7) que as negociações comerciais com a China terão início no sábado (10), na Suíça. Durante testemunho na Câmara dos Representantes, Bessent destacou que os diálogos serão preliminares, sem avanços imediatos. ‘As conversas do fim de semana com os chineses serão iniciais. Não serão discussões avançadas’, afirmou.
O secretário esclareceu que Peter Navarro, conselheiro econômico da Casa Branca, não estará presente nas reuniões. Bessent também reiterou a posição dos EUA sobre o status da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), argumentando que o país asiático não deveria mais ser classificado como economia em desenvolvimento devido ao seu tamanho no cenário global.
Além disso, o representante americano retomou críticas feitas em seu testemunho do dia anterior sobre a dívida pública dos Estados Unidos, sem fornecer novos detalhes sobre o tema. As declarações ocorrem em meio a tensões comerciais entre as duas maiores economias do mundo.