Um estudo realizado pela agência de marketing Ativaweb revelou que o presidente do Brasil perdeu aproximadamente 1 milhão de seguidores em suas redes sociais entre janeiro e maio de 2025. A análise, focada nos perfis oficiais do mandatário no Instagram e Facebook, mostrou que a maior queda ocorreu em abril, quando cerca de 240 mil pessoas deixaram de acompanhar suas publicações. Nos meses anteriores, as reduções foram de 180 mil em janeiro, 195 mil em fevereiro e março, e 190 mil em maio.
Além da diminuição no número de seguidores, o estudo destacou que 71% das menções ao presidente no período foram negativas, com abril registrando o pior índice: 79% de críticas. Em um intervalo de 24 horas, houve um pico de 2,8 milhões de comentários desfavoráveis. Entre os termos mais associados ao mandatário nas redes estavam “despreparo”, “desconexão” e “populismo”, além de referências a questões relacionadas ao INSS.
A operação da Polícia Federal conhecida como “Operação Sem Desconto”, que investigou supostos descontos irregulares em pagamentos de aposentados e pensionistas, foi apontada como um dos fatores que contribuíram para o aumento das críticas em abril. O estudo reflete um momento de maior insatisfação popular, conforme indicado por pesquisas recentes que mostram crescimento na desaprovação do governo.