O Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) iniciou a descentralização do atendimento a pessoas com deficiência (PCDs), com serviços como junta médica e junta técnica agora disponíveis em Anápolis. Até então, esses serviços eram oferecidos apenas em Goiânia e, no caso da junta médica, em Ceres. A partir de 18 de maio, as provas práticas de direção para PCDs serão realizadas a cada 15 dias, sempre às quartas-feiras, na cidade. A junta médica especial começará a funcionar em Anápolis a partir de 2 de julho.
A medida visa reduzir os custos para os candidatos, que antes precisavam se deslocar até a capital para acessar os serviços. Segundo o presidente do Detran-GO, Delegado Waldir, a descentralização também representa um avanço na inclusão, facilitando o acesso à CNH PCD e à isenção de impostos na compra de veículos. A iniciativa foi elogiada por entidades como a Associação dos Deficientes Físicos do Estado de Goiás (Adfego).
Como parte das novas medidas, o Detran-GO passará a permitir que candidatos PCDs utilizem veículos particulares nas provas práticas, desde que adaptados e vistoriados. Para obter a CNH PCD, são exigidas 20 horas/aula de direção para novos condutores e 5 horas/aula para quem já possui habilitação e deseja migrar para a categoria.