Os cardeais católicos iniciaram nesta quarta-feira (7) o conclave para eleger o novo papa, com uma primeira votação realizada na Capela Sistina, em Roma. Para que um pontífice seja escolhido já no primeiro dia, seria necessário obter dois terços dos votos do colégio cardinalício, o que especialistas consideram improvável.
O Vaticano divulgou imagens dos preparativos finais para o conclave, mostrando os detalhes da Capela Sistina pronta para receber os eleitores. Após a missa ‘Pro Eligendo Romano Pontifice’ na Basílica de São Pedro, os cardeais se reuniram a portas fechadas para o processo de seleção, que pode se estender por vários dias.
Acompanhado globalmente, o conclave terá seu primeiro sinal visível ao público quando a fumaça sair da chaminé da Capela Sistina – branca indicando eleição concluída, preta sinalizando votação sem decisão. Serviços de imprensa do Vaticano destacam que seria ‘quase um milagre’ ter resultado positivo já nesta quarta-feira, dada a complexidade do processo eleitoral.