Uma comitiva de doze gestores municipais brasileiros que estava em Israel durante os ataques do país ao Irã conseguiu cruzar a fronteira por via terrestre nesta segunda-feira, 16. Eles já se encontram na Jordânia, onde foram recebidos pela embaixada brasileira. A operação de travessia durou cerca de 1h40, e o grupo segue por terra para a Arábia Saudita, onde embarcará em um voo particular de volta ao Brasil.
Entre os integrantes da comitiva estão prefeitos, vice-prefeitos e secretários de cidades como João Pessoa, Belo Horizonte, Goiânia e Natal. O grupo viajou a Israel no dia 8 de junho para um evento sobre inovação em segurança pública e precisou se abrigar em bunkers durante os ataques. Segundo o deputado federal Emerson Lucena, pai de um dos prefeitos, o grupo está a caminho do sul da Jordânia para organizar o retorno.
O Itamaraty e o Senado trabalham para resgatar outros brasileiros ainda em Israel, incluindo seis prefeitos que se juntaram a um grupo de 22 gestores estaduais e 56 religiosos na Galileia. O senador Nelsinho Trad afirmou que o governo avalia alternativas para o retorno, com apoio logístico e financeiro de Israel, que custeou as despesas da viagem desde o início.