A Federação do Comércio (FecomercioSP) projeta um aumento de 4,8% no faturamento do varejo em junho impulsionado pelas vendas do Dia dos Namorados, em comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores que devem se destacar incluem vestuário e acessórios, farmácias e perfumarias, além de eletroeletrônicos. A data figura entre as três mais importantes para o comércio, atrás apenas do Natal e do Dia das Mães.
No entanto, o desempenho poderia ser melhor sem a pressão da inflação nos serviços e dos juros elevados, que limitam o poder de consumo das famílias. Segundo a FecomercioSP, 69,2% dos lares da Região Metropolitana de São Paulo estão endividados, e 19,3% inadimplentes, o que restringe a capacidade de parcelamento de compras, especialmente em segmentos com tickets médios mais altos.
O segmento de roupas e calçados deve liderar o crescimento, com expansão de 9,3% e receita bruta estimada em R$ 10,3 bilhões, beneficiado pela demanda sazonal e pela base fraca de comparação com 2023. Farmácias e perfumarias vêm em seguida, com faturamento projetado em R$ 12,3 bilhões (alta de 8%), enquanto eletroeletrônicos e móveis devem crescer 6,9% e 4,9%, respectivamente. Supermercados também sentirão o impacto da data, impulsionados por itens como chocolates e vinhos.