O senador Ciro Nogueira (PP-PI), co-presidente da recém-criada federação União Progressista, afirmou nesta terça-feira (29.abr.2025) durante cerimônia de oficialização do bloco que a nova bancada não será de apoio automático ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O parlamentar destacou que o objetivo do grupo não é se opor ao governo, mas atuar como um ‘grande dique de proteção’ contra medidas consideradas prejudiciais ao país.
Segundo Nogueira, o petista ‘não tem que ter medo’ da atuação da federação, que reúne partidos como PP e Republicanos. O senador enfatizou que o bloco não pretende ser ‘contra o Brasil’, mas sim um contrapeso democrático. A declaração foi feita durante evento no Congresso Nacional que marcou a criação oficial da União Progressista.
Analistas políticos avaliam que a formação da federação representa uma estratégia de médio prazo para as legendas envolvidas, que buscam ampliar sua influência no Legislativo. Apesar do discurso de independência, especialistas apontam que o bloco deverá negociar com o governo em pautas específicas, mantendo uma postura crítica em temas sensíveis ao eleitorado conservador.