As fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o início desta semana já causaram três mortes, desabrigaram mais de 6.000 pessoas e afetaram 98 municípios, conforme balanço divulgado pela Defesa Civil nesta sexta-feira (20). A terceira vítima fatal foi identificada como Mauro Perfeito da Silva, 72 anos, que morreu após uma árvore cair sobre seu veículo na Região Metropolitana de Porto Alegre.
O incidente que vitimou Mauro ocorreu na quinta-feira (19) na Avenida Rubem Berta, entre São Leopoldo e Sapucaia do Sul. Sua filha, de 37 anos, que estava no banco do passageiro, sobreviveu com ferimentos. Além deste caso, as chuvas intensas têm provocado enchentes, deslizamentos e danos estruturais em diversas cidades gaúchas.
A Defesa Civil alerta para a continuidade das precipitações e mantém equipes em alerta em todo o estado. Os municípios mais afetados estão recebendo apoio logístico e humanitário, com a abertura de abrigos temporários para os desabrigados. Autoridades locais pedem que a população evite áreas de risco e siga as orientações dos órgãos oficiais.