Cerca de 2,7 mil israelenses são evacuados após ataques do Irã, diz governo

Bianca Almeida
Tempo: 1 min.

Cerca de 2.725 israelenses foram evacuados de suas casas danificadas pelos ataques lançados pelo Irã nos primeiros cinco dias de confrontos, segundo dados do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu. Muitos estão alojados em hotéis ou apartamentos disponibilizados pelo governo, seguindo política semelhante à adotada após os ataques do Hamas em outubro de 2023.

O Irã lançou aproximadamente 380 mísseis, dos quais a maioria foi interceptada pelo Exército israelense, mas mais de 30 impactaram território israelense. Os ataques danificaram mais de 15.800 edifícios, destruíram milhares de veículos e causaram outros prejuízos materiais. Até o momento, o conflito resultou em 24 mortos e 647 feridos, sendo dez em estado grave.

Israel iniciou bombardeios ao Irã na última sexta-feira, alegando avanços no programa nuclear iraniano e a ameaça de mísseis balísticos. As ações israelenses atingiram infraestrutura militar, usinas nucleares e alvos como oficiais da Guarda Revolucionária, resultando em mais de 220 mortes, segundo autoridades iranianas.

Compartilhe esta notícia