Um casal de cidadãos chineses foi acusado criminalmente nesta terça-feira (03) por tentar contrabandear para os Estados Unidos um fungo considerado perigoso, capaz de destruir plantações e envenenar humanos e animais. Zunyong Liu, de 34 anos, foi flagrado por agentes da Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA tentando entrar no país com o Fusarium graminearum, um patógeno classificado como ‘uma potencial arma de agroterrorismo’. O caso ocorreu no Aeroporto Metropolitano de Detroit, em julho do ano passado, segundo denúncia apresentada na corte federal.
Liu teria dado declarações falsas sobre o motivo de sua viagem antes de confessar que levava o fungo para sua namorada, Yunqing Jian, de 33 anos, pesquisadora da Universidade de Michigan. A denúncia afirma que Jian recebeu financiamento do governo chinês para pesquisas com o fungo na China e que é membro do Partido Comunista Chinês. O FBI investigou indícios de que ela já participou de outros contrabandos de materiais biológicos para os EUA.
O casal enfrenta acusações de conspiração, contrabando, declarações falsas e fraude de visto. O procurador Jerome Gorgon Jr. classificou as ações como ‘sérias ameaças à segurança nacional’. O Fusarium graminearum pode causar bilhões em perdas agrícolas e libera toxinas nocivas a humanos e animais. A Universidade de Michigan negou receber financiamento chinês para as pesquisas e afirmou estar colaborando com as autoridades.