Conselhos Regionais de Farmácia promovem, durante todo o mês de maio, ações de conscientização sobre os perigos da automedicação, em alusão ao Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, celebrado nesta segunda-feira (5). A iniciativa visa orientar a população sobre os riscos de consumir remédios sem prescrição médica, prática comum no país.
A automedicação, definida como o uso de medicamentos sem orientação profissional, pode levar a graves consequências, como agravamento de doenças, reações alérgicas, dependência química e até intoxicações. “A data foi instituída para reforçar a importância do uso consciente dos medicamentos”, afirmam os organizadores da campanha, destacando que a prática é um problema de saúde pública no Brasil.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 50% dos medicamentos são prescritos, dispensados ou vendidos inadequadamente em todo o mundo. No Brasil, dados do Conselho Federal de Farmácia indicam que 77% dos brasileiros se automedicam. Especialistas alertam que a prática pode mascarar sintomas de doenças graves e contribuir para o aumento da resistência microbiana, principalmente no caso de antibióticos.