O Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, vinculado à Universidade de Oxford, divulgou nesta segunda-feira (16.jun.2025) o Digital News Report 2025. A pesquisa revela que apenas 10% dos brasileiros consomem jornais impressos, o menor índice já registrado. O estudo, que analisou o mercado de mídia em 48 países, aponta que 78% dos entrevistados no Brasil preferem acessar notícias por meio de sites, aplicativos e podcasts, enquanto 9% utilizam chatbots de inteligência artificial, uma novidade nesta edição.
O consumo de notícias por redes sociais e plataformas de vídeo continua em alta, com 54% dos brasileiros usando aplicativos para se informar. YouTube, Instagram e WhatsApp lideram como os mais acessados, cada um com 37%, 37% e 36% de preferência, respectivamente. O Facebook, que dominou por quase uma década, agora aparece com 28%. Além disso, 82% dos entrevistados afirmaram ler notícias pelo celular, um salto em relação aos 23% registrados em 2013.
A desconfiança em relação às notícias permanece estável, com 42% dos brasileiros afirmando confiar nelas ‘na maior parte do tempo’, o maior índice da América Latina. No entanto, 46% admitem evitar o consumo de notícias ocasionalmente. A pesquisa entrevistou 97.055 pessoas em 48 países, incluindo 2.006 no Brasil, com amostras representativas de idade, gênero e região. Os pesquisadores alertam que diferenças inferiores a 2 pontos percentuais não são estatisticamente significativas.