A Base Integrada Fluvial Antônio Lemos, primeira do Estado no arquipélago do Marajó, completou três anos de operação nesta semana, consolidando-se como um importante instrumento de segurança na região. Instalada no distrito de Antônio Lemos, município de Breves, a unidade já realizou cerca de 4 mil abordagens a embarcações e apreendeu mais de 3 toneladas de drogas e 15 toneladas de pescado irregular desde sua inauguração em 22 de junho de 2021.
De acordo com dados da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), a presença da base no Rio Tajapuru contribuiu para redução de 74% nos roubos e 30,7% nos furtos na região. As informações foram compiladas pela Secretaria-Adjunta de Inteligência e Análise Criminal (Siac) em parceria com o Grupamento Fluvial de Segurança (GFlu), responsável pelas operações.
A estrutura, que atua na proteção de comunidades ribeirinhas e no combate a ilícitos na região, representa um avanço na segurança pública para o arquipélago. Os números demonstram a eficácia da presença permanente do Estado em áreas historicamente vulneráveis, com impacto direto na diminuição da criminalidade e no controle de atividades ilegais.