Nove alunos da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França foram premiados com bolsas de estudo no Youth America Grand Prix (YAGP), principal competição de balé juvenil do mundo, realizada nos Estados Unidos. Os jovens Bruna Magalhães, Davi Borges, Marcus Vinicius Rufino, Martina Tolaba, Matheus Perfeito, Nicolas Librais, Samuel Almeida, Valentina Toscani e Yasmin Souza impressionaram jurados e foram selecionados por instituições de dança renomadas da Europa e EUA durante o evento na Flórida.
A edição 2024 do YAGP reuniu 2,5 mil participantes de 35 países, sendo a EFG Basileu França a única escola pública brasileira com representantes premiados. As bolsas, concedidas com base em talento e excelência técnica, incluem oportunidades em academias como a Princess Grace Academy (Mônaco) e escolas norte-americanas vinculadas a companhias profissionais.
A diretora da EFG, Ana Paula Oliveira, destacou que o resultado consolida o projeto pedagógico da instituição, que oferece formação artística gratuita há 48 anos. ‘Essas conquistas abrem portas internacionais para nossos alunos e comprovam a qualidade do ensino público goiano’, afirmou. Os bailarinos agora preparam documentação para iniciar os estudos no exterior ainda em 2024.