A partir desta segunda-feira (16/6), aposentados e pensionistas que contestaram descontos de mensalidades associativas em seus benefícios previdenciários podem verificar as respostas das entidades nas agências dos Correios. O atendimento presencial é uma alternativa para quem não consegue ou não deseja utilizar o aplicativo Meu INSS, onde as respostas começaram a ser disponibilizadas no dia 9.
Nas agências, os beneficiários podem acompanhar o resultado de contestações, consultar descontos, contestar valores não autorizados e receber protocolos de atendimento. As justificativas das associações e sindicatos estão sendo liberadas gradualmente, pois elas têm 15 dias úteis para responder a cada contestação repassada pelo INSS.
Se a entidade não comprovar a autorização do desconto, o INSS iniciará um processo de cobrança para devolução dos valores. Caso a entidade apresente documentação dentro do prazo, o beneficiário terá 30 dias para se manifestar, concordando ou não com as alegações. A lista de agências habilitadas está disponível nos sites dos Correios e do INSS, ou pelo telefone 135.