O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou neste domingo (18.mai.2025) que conversou em portunhol com o papa Leão 14 durante a cerimônia de posse no Vaticano. Ele destacou que o novo pontífice traz uma mensagem de paz, preocupação ambiental e justiça social, características que considera alinhadas com os desafios globais. Alckmin também revelou ter convidado o papa para a COP30, que ocorrerá em Belém em novembro, embora não haja confirmação de sua presença.
Durante o evento, o vice-presidente brasileiro encontrou-se com outros líderes internacionais, como os presidentes do Paraguai, Portugal e Ucrânia. A cerimônia de posse, que marcou o início do pontificado do primeiro papa norte-americano, reuniu cerca de 250 mil pessoas, incluindo autoridades e fiéis. Leão 14 recebeu os símbolos tradicionais do cargo, como o anel do Pescador e o pálio de lã, em uma missa solene.
Alckmin também comentou sobre a mudança no cenário religioso no Brasil, onde o número de católicos tem diminuído, enquanto os evangélicos crescem. Ele evitou focar em números, ressaltando a busca pela religiosidade como um aspecto positivo. O Brasil segue sendo o país com a maior população católica do mundo, um contexto que mantém relevância nas relações entre o Estado e a Igreja.