O vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, fez uma brincadeira ao entregar uma camisa do Santos ao papa Leão 14 durante uma cerimônia em São Paulo. Alckmin, que é torcedor do time santista, afirmou “Agora vai” ao presentear o pontífice, provocando risos e aplausos da plateia. O evento marcou o lançamento de um curso de medicina e biomedicina na Faculdade Sírio-Libanês.
O vice-presidente representou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na posse de Leão 14 como líder do Vaticano, ocorrida no domingo (18.mai). O novo papa, de 69 anos, foi eleito no início do mês após a morte de Francisco, em um conclave que durou menos de 26 horas. A entrega da camisa do Santos, time que atualmente ocupa a 19ª posição no Campeonato Brasileiro, foi um momento descontraído durante as agendas oficiais.
O gesto de Alckmin reforçou seu perfil público como católico praticante e torcedor declarado do clube da Baixada Santista. A cena, registrada em vídeo, circulou em redes sociais e chamou atenção pelo tom informal em meio a um contexto diplomático. A cerimônia no Sírio-Libanês também destacou a importância da formação médica no país, alinhando-se às políticas do governo federal.