Nesta semana, o Brasil enfrenta um veranico, fenômeno climático que eleva as temperaturas acima do normal para o outono. O evento, previsto entre os dias 5 e 10 de maio, afetará principalmente as regiões Sul e Sudeste, com termômetros marcando até 5ºC acima da média em estados como Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e São Paulo. O veranico é causado por um bloqueio atmosférico que impede a chegada de frentes frias e a formação de nuvens de chuva, resultando em dias secos e ensolarados.
Apesar do tempo firme na maior parte do interior do país, algumas regiões ainda podem registrar instabilidades climáticas. Chuvas mais intensas são esperadas no Amazonas, Roraima, Bahia, Sergipe e no sul do Rio Grande do Sul. Enquanto isso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso terão predomínio de sol, com tardes quentes contrastando com manhãs e noites mais frias.
As temperaturas máximas previstas para esta terça-feira (6) incluem 28ºC em São Paulo e Vitória, 27ºC em Curitiba e 30ºC em Fortaleza. O período de veranico deve proporcionar entardeceres claros, embora o sol não aqueça tanto quanto no verão. O fenômeno é típico desta época do ano, mas chama atenção pela intensidade e duração.