Pernambuco ampliou a campanha de vacinação contra a gripe para todas as pessoas a partir de seis meses de idade. A medida, que entrou em vigor nesta quarta-feira (14), disponibiliza doses em mais de 2,8 mil salas de vacina distribuídas em todos os municípios do estado. A população pode se imunizar em Unidades Básicas de Saúde (UBS) e em pontos extras, como shoppings na capital Recife.
A decisão foi tomada após a baixa adesão dos grupos prioritários, que, em mais de um mês de campanha, atingiu apenas 19% da meta inicial de 2,3 milhões de pessoas. Entre os vacinados, destacam-se idosos (300.054 doses), crianças (148.545 doses) e gestantes (6.459 doses). O governo estadual busca reduzir a circulação do vírus Influenza e aliviar a pressão sobre os serviços de saúde, especialmente durante o período de sazonalidade, entre março e agosto.
A ampliação ocorre menos de uma semana após o “Dia D” de vacinação, que focou nos grupos prioritários. O aumento na circulação do vírus e a necessidade de proteger a população motivaram a expansão. A expectativa é que, com a medida, haja uma redução nos casos graves e hospitalizações relacionadas à gripe no estado.