A Universidade Federal de Goiás (UFG) realizou nos dias 24 e 25 de maio a Copa Centro-Oeste de Foguetes, reunindo 72 estudantes do ensino fundamental e médio. O desafio consistia em lançar foguetes construídos com garrafas pet, que podem alcançar mais de 300 metros de distância. Os foguetes dos alunos do fundamental são impulsionados por água e ar pressurizado, enquanto os do ensino médio utilizam uma reação química entre vinagre e bicarbonato.
O evento, que é uma etapa regional da maior competição tecnológica espacial do Brasil, tem como objetivo incentivar o interesse pela ciência e inovação. Além dos lançamentos, os participantes concorrem ao Prêmio de Inovação Estelar, concedido à equipe que apresentar o maior avanço tecnológico ou proposta científica. A iniciativa busca fomentar talentos para o setor espacial brasileiro e difundir a educação especial.
Organizado pela Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proec-UFG), com apoio da Secretaria de Segurança e Direitos Humanos (SDH-UFG), o evento ocorreu na Escola de Agronomia do Câmpus Samambaia. A competição destacou-se como uma oportunidade para os estudantes aplicarem conhecimentos científicos de forma prática e criativa.