O Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) e o governo de São Paulo adiaram o leilão do túnel Santos-Guarujá, originalmente previsto para 1º de agosto, para 5 de setembro. A decisão foi tomada após consultas a empresas interessadas, que sugeriram melhorias no edital para aprimorar o modelo e garantir maior competitividade no processo. O projeto, integrado ao Novo PAC, será a maior obra de infraestrutura do programa e viabilizará o primeiro túnel submerso da América Latina.
Com 1,5 km de extensão, sendo 870 metros submersos, o túnel terá três faixas por sentido, incluindo uma exclusiva para o VLT, além de acessos para pedestres e ciclistas. A concessionária vencedora será responsável pela construção, operação e manutenção da obra, que deve gerar aproximadamente 9 mil empregos diretos e indiretos. Atualmente, a travessia entre as cidades é feita por balsas e catraias, transportando diariamente mais de 21 mil veículos, 7,7 mil ciclistas e 7,6 mil pedestres.
As autoridades destacaram que as contribuições das empresas ajudaram a refinar as premissas do edital, tornando o processo mais transparente e atrativo para os investidores. A obra promete transformar a mobilidade na região, reduzindo o tempo de travessia e oferecendo uma alternativa segura e moderna ao transporte atual.