A executiva nacional do PT decidiu neDois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos foram mortos a tiros na noite de quarta-feira, 21, Dois funcionários da embaixada de Israel nos Estados Unidos foram mortos a tiros na noite de quarta-feira, 21, em um ataque ocorrido próximo ao Museu Judaico de Washington. As vítimas, um homem de 30 anos e uma mulher de 26 anos, estavam prestes a ficar noivos, segundo informações do embaixador israelense. Ambos foram atingidos a curta distância e encontrados inconscientes no local. O incidente chocou colegas e amigos, que destacaram o comprometimento do casal com projetos significativos e sua dedicação ao serviço público.
O homem trabalhava como assistente de pesquisa na embaixada, com formação em relações internacionais e mestrado em diplomacia, enquanto a mulher atuava no setor de diplomacia pública, com dois mestrados e envolvimento em causas como construção da paz e sustentabilidade. Os dois haviam atuado em regiões de conflito, promovendo diálogo intercultural e cooperação internacional. A embaixada emitiu uma nota oficial lamentando a tragédia e enaltecendo suas trajetórias profissionais e pessoais.
O ataque reacendeu debates sobre segurança em espaços públicos e gerou comoção na comunidade local. As investigações seguem em andamento, sem informações detalhadas sobre os motivos ou autores do crime. A embaixada reforçou seu compromisso com valores humanitários e destacou a perda de dois jovens que dedicaram suas vidas a causas nobres. O caso continua sob análise das autoridades competentes.em um ataque ocorrido próximo ao Museu Judaico de Washington. As vítimas, um homem de 30 anos e uma mulher de 26 anos, estavam prestes a ficar noivos, segundo informações do embaixador israelense. Ambos foram atingidos a curta distância e encontrados inconscientes no local. O incidente chocou colegas e amigos, que destacaram o comprometimento do casal com projetos significativos e sua dedicação ao serviço público.
O homem trabalhava como assistente de pesquisa na embaixada, com formação em relações internacionais e mestrado em diplomacia, enquanto a mulher atuava no setor de diplomacia pública, com dois mestrados e envolvimento em causas como construção da paz e sustentabilidade. Os dois haviam atuado em regiões de conflito, promovendo diálogo intercultural e cooperação internacional. A embaixada emitiu uma nota oficial lamentando a tragédia e enaltecendo suas trajetórias profissionais e pessoais.
O ataque reacendeu debates sobre segurança em espaços públicos e gerou comoção na comunidade local. As investigações seguem em andamento, sem informações detalhadas sobre os motivos ou autores do crime. A embaixada reforçou seu compromisso com valores humanitários e destacou a perda de dois jovens que dedicaram suas vidas a causas nobres. O caso continua sob análise das autoridades competentes.sta quarta-feira (21) que as eleições internas da sigla serão realizadas em cédula de papel.
A decisão foi tomada após a legenda não conseguir que a Justiça Eleitoral emprestasse urnas eletrônicas para o processo.
O PT havia consultado o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre a possibilidade, mas foi informado pelo órgão de que a decisão sobre o empréstimo cabia aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs).
O partido defendia o uso das urnas no processo interno por avaliar que os equipamentos são mais seguros e confiáveis, além de agilizar a divulgação de resultados.
Segundo informações de dirigentes do partido, apenas parte dos 27 TREs concordou em emprestar os equipamentos.
Sem uma decisão unificada da Justiça Eleitoral, e para evitar que estados tivessem processos eleitorais diferentes, a sigla optou por definir que o pleito será inteiramente feito em cédulas.
“Como o TSE não consegue fornecer urnas eletrônicas em todos estados e cidades onde haverá votação, chegamos à conclusão de que é melhor fazer com cédulas para ficar igual no Brasil inteiro. Faremos como no último PED [Processo de Eleição Direta]”, afirmou ao g1 o secretário-geral do partido, Henrique Fontana.
O PT se prepara para renovar as direções da sigla em todo o país. As eleições serão diretas — isto é, os filiados poderão votar diretamente para escolher os novos comandantes — e estão marcadas para 6 de julho.
As cédulas de votação serão produzidas pelo próprio partido, e a contagem dos votos será manual.
No cenário nacional, o ex-prefeito de Araraquara Edinho Silva é o favorito para conquistar a presidência do partido.
Edinho conseguiu reunir apoio unificado da maior corrente interna da sigla e do presidente Lula. Aliados estimam que ele terá votos suficientes para se eleger em primeiro turno.
Além dele, outros quatro nomes se candidataram para disputar o comando nacional do partido:
Rui Falcão;
Romênio Pereira;
Valter Pomar;
e Dani Nunes.
O presidente eleito tomará posse no encontro nacional do PT, que ocorrerá nos primeiros dias de agosto. O mandato será de quatro anos.
Tragédia em Washington abala comunidade diplomática após ataque próximo a museu judaico
