Indígenas Parakanã relataram um novo ataque a tiros supostamente realizado por pistoleiros contratados por invasores da Terra Indígena Apyterewa, em São Félix do Xingu (PA), no último sábado (24). Ninguém ficou ferido, mas este seria o sexto incidente do tipo em seis meses. Imagens gravadas pelos moradores mostram a presença da Força Nacional de Segurança Pública e da Funai no local, enquanto os agressores teriam usado armas pesadas, segundo testemunhas.
O Ministério da Justiça e Segurança Pública confirmou que a Força Nacional está atuando na região em apoio à Funai, mas afirmou que, ao verificar a denúncia, não encontrou os invasores na área conhecida como aldeia de Caré ou Cacaueira. A Força Nacional intensificou o patrulhamento para garantir a segurança e a ordem pública, segundo o órgão.
Os indígenas cobram medidas mais eficazes para conter invasões e violência na região, que tem sido palco de conflitos recorrentes. A área, onde há plantações de cacau, permanece sob tensão, com moradores exigindo maior proteção contra ataques e ocupações ilegais.