A decisão da Albânia, Namíbia e Índia de suspender as importações de carne de frango do Brasil elevou para 41 o número de países com restrições aos produtos avícolas brasileiros. A medida foi tomada após a identificação de um foco de influenza aviária em uma granja comercial em Montenegro, no Rio Grande do Sul. O Ministério da Agricultura e Pecuária afirmou que o consumo de carne de aves e ovos não representa risco à saúde, mas a suspensão reflete a preocupação internacional com a disseminação da doença.
Até a última atualização, o governo investigava 17 casos suspeitos de influenza aviária em nove Estados, incluindo Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. Dois casos foram confirmados em Montenegro e Sapucaia do Sul (RS), enquanto sete foram descartados. As autoridades mantêm monitoramento rigoroso, especialmente nas regiões próximas aos focos identificados, para evitar a propagação do vírus.
Em Montenegro, o número de barreiras sanitárias foi reduzido de sete para quatro após a ausência de novos casos nas propriedades vizinhas à granja afetada. As barreiras restantes continuam a inspecionar veículos que transportam animais vivos, ração e leite, além de desinfetar carros de passeio em um raio de 3 km. A desmobilização parcial indica um controle local da situação, mas a vigilância permanece alta diante do impacto nas exportações brasileiras.