A 1ª Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) começou nesta terça-feira (20.mai.2025) a analisar a denúncia apresentada pela PGR (Procuradoria Geral da República) contra um grupo de militares e um policial federal acusados de participar de uma tentativa de golpe de Estado. Os 12 réus são acusados de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, envolvimento em organização criminosa armada e dano qualificado. Entre as alegações, estaria um plano para sequestrar um ministro da corte.
O ministro Cristiano Zanin, presidente do colegiado, reservou três sessões para o julgamento, sendo duas nesta terça e uma possível terceira na quarta-feira (21.mai). O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, fará a leitura inicial de um resumo, seguido pelos argumentos da acusação e da defesa. Nesta fase, o STF avalia apenas se a denúncia atende aos requisitos legais mínimos para a abertura de uma ação penal.
Esta é a terceira etapa de análise de denúncias relacionadas ao caso, após a PGR já ter apresentado acusações contra 22 pessoas em outros grupos investigados. O processo segue em andamento, com o tribunal examinando provas e indícios de autoria dos crimes. O julgamento ocorre em meio a um contexto de reforço às instituições democráticas e ao Estado de Direito.