A SpaceX anunciou que realizará seu terceiro voo de teste da nave Starship na terça-feira (27), às 19h30 (horário de Brasília), a partir de sua base no Texas. O lançamento foi autorizado pela Administração Federal de Aviação (FAA) após a conclusão de investigações sobre o teste anterior, em março, que terminou com a explosão do estágio superior. A empresa implementou mudanças de hardware para aumentar a confiabilidade do veículo, que combina o propulsor Super Heavy e a espaçonave Starship.
Os dois primeiros lançamentos de 2025, em janeiro e março, também terminaram em falhas, com o estágio superior desintegrando-se minutos após a decolagem, em vez de pousar no Oceano Índico como planejado. A SpaceX destacou que as atualizações visam corrigir esses problemas, embora não tenha detalhado as alterações específicas. O voo será transmitido ao vivo no site da empresa e na plataforma X, com cobertura iniciando 30 minutos antes do lançamento.
Considerada o maior e mais potente veículo de lançamento já desenvolvido, a Starship tem como objetivo viagens tripuladas à Lua, Marte e até mesmo voos terrestres em menos de uma hora, além de transportar satélites e cargas pesadas. Com 122 metros de altura, supera o Falcon 9, outro foguete da SpaceX, e é composta pelo propulsor Super Heavy (71 metros) e pela cápsula de estágio superior (52 metros), onde ficariam a tripulação e a carga.