Atividade inclui orientações sobre segurança no trânsito a profissionais da saúde com objetivo de promover empatia, respeito à vida e importância de se ter prudência
Como parte da programação do Maio Amarelo, a Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), realiza visitas a escolas, empresas e unidades de saúde com o objetivo de ampliar a conscientização sobre segurança viária e valorizar a vida. Nesta sexta-feira (16/5), às 14h, os agentes de trânsito vão até a unidade para conversar com os profissionais da saúde sobre atitudes responsáveis no trânsito e valorização da vida. Eles vão repetir a ação que foi realizada na quinta-feira (15/5) na unidade, quando reforçaram ações educativas para um trânsito seguro.
Durante a visita, os agentes orientaram os profissionais sobre condutas seguras no trânsito, como evitar o uso de álcool antes de dirigir, respeitar os limites de velocidade e manter a atenção redobrada ao volante. A atividade incluiu o uso de óculos simuladores de embriaguez, que demonstram os efeitos da alteração da percepção visual causados pelo álcool.
O técnico de enfermagem Alterci Santana participou da simulação e contou a dificuldade de realizar tarefas simples com os óculos. “A flanela que eu tinha que pegar parecia estar bem perto, mas quando fui alcançar, vi que estava mais distante. Realmente o álcool atrapalha a visão e é perigoso dirigir depois de beber”, disse.
O agente de trânsito André Siqueira, que integra o grupo de educadores da SET, destacou a importância de ações como essa em ambientes de grande circulação e responsabilidade social, como hospitais. “Todos nós fazemos parte do trânsito: pedestres, motoristas, motociclistas e ciclistas. Por isso, é fundamental entender a sinalização, conhecer as leis e buscar atualização constante. Isso nos torna motoristas melhores e cidadãos mais conscientes”, afirmou.
O secretário de Engenharia de Trânsito, Tarcísio Abreu, ressaltou o papel da educação na transformação do comportamento no trânsito. “O Maio Amarelo é um convite à reflexão. Precisamos desacelerar, respeitar o outro e compreender que cada decisão no trânsito pode ter impacto direto na vida das pessoas.”
Secretaria Municipal de Engenharia de Trânsito – Prefeitura de Goiânia