Cerca de 300 profissionais da educação participaram de um seminário promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em São José para elaborar a Política de Educação em Tempo Integral do Território Catarinense. O evento, que durou três dias, contou com a presença de representantes da SED, coordenadorias regionais, professores e 28 instituições, incluindo Undime, Uncme, MPSC, Alesc e Conselho Estadual de Educação. A secretária adjunta da SED destacou a importância da participação dos professores, que estão na linha de frente e conhecem as necessidades dos estudantes.
Além desse encontro, estão previstos mais quatro eventos, sendo um presencial e três online, para discutir a formação continuada de professores e metodologias eficazes. O objetivo é criar um caderno orientador com base nos debates, que servirá como base para a minuta do projeto de lei da Política Estadual de Educação em Tempo Integral. O segundo seminário presencial está marcado para junho, quando os temas discutidos nos encontros virtuais serão consolidados.
A iniciativa busca fortalecer a educação em tempo integral em Santa Catarina, com foco em boas práticas pedagógicas e no desenvolvimento de ações eficientes. A política final, após a conclusão dos debates e a elaboração do documento, será encaminhada para virar lei, estabelecendo diretrizes permanentes para o ensino integral no estado.