A Santa Casa de Itapeva (SP) divulgou um comunicado neste sábado (17) informando que está operando com superlotação, com taxa de ocupação dos leitos em 150%. Devido à situação, o pronto-socorro da unidade passou a priorizar apenas casos mais graves e de urgência extrema. O hospital, que está em Bandeira Vermelha, orientou que pacientes do município e de cidades vizinhas busquem atendimento em outras unidades de saúde, como UPAs e UBSs.
O aumento explosivo de casos respiratórios, principalmente entre crianças, foi apontado como a principal causa da superlotação. Muitos desses pacientes necessitam de internação imediata, sobrecarregando toda a rede de atendimento. O hospital destacou que a emergência tem ficado lotada nas últimas semanas devido ao cenário.
A reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Itapeva para obter mais informações, mas ainda aguarda retorno. Enquanto isso, a Santa Casa reforça a necessidade de que casos menos urgentes sejam direcionados a outras unidades, a fim de aliviar a pressão sobre o sistema de saúde local.