Roland Garros celebrou Rafael Nadal, o maior vencedor da história do torneio, com uma emocionante cerimônia neste domingo (25/5). O espanhol, que conquistou o título 14 vezes, foi recebido como um herói pela torcida de 15 mil pessoas na quadra Philippe Chatrier, todas vestindo camisetas com a mensagem “Merci Rafa”. Nadal, visivelmente emocionado, agradeceu em francês, inglês e espanhol, destacando as memórias vividas no local ao longo de 20 anos.
A homenagem incluiu um vídeo com seus maiores rivais—Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray—que surpreenderam o público ao aparecerem nos telões e depois se juntarem a Nadal na quadra. O momento reuniu novamente o “Big 4”, arrancando aplausos da plateia. Em seguida, a organização revelou uma marca permanente no saibro: a pegada do tenista, simbolizando seu legado no torneio.
Após receber um troféu especial e ser ovacionado mais uma vez, Nadal fez sua volta olímpica de despedida ao lado do filho de 2 anos, encerrando a cerimônia sob gritos de “Merci, Rafa”. A despedida marcou o fim de uma era para o “rei do saibro”, que se aposentou no ano passado aos 38 anos.