A Receita Federal liberará na próxima sexta-feira (23/5) o primeiro dos cinco lotes de restituição do Imposto de Renda de 2025, beneficiando 6,3 milhões de contribuintes. Com um total de R$ 11 bilhões a serem distribuídos, este é o maior lote da história em valor e número de pessoas atendidas. Prioridade será dada a grupos específicos, como idosos, professores, pessoas com deficiência ou doenças graves, e contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e recebimento via Pix.
Os valores serão depositados em 30 de maio nas contas ou chaves Pix cadastradas. Caso o contribuinte não esteja incluído no lote, poderá verificar pendências no e-CAC e enviar uma declaração retificadora para participar dos próximos lotes. Se o depósito não for efetuado devido a problemas como contas desativadas, o valor ficará disponível para resgate no Banco do Brasil por até um ano.
Para consultar a restituição, os contribuintes podem acessar o site ou aplicativo da Receita Federal. Após um ano sem resgate, o valor poderá ser solicitado no Portal e-CAC. O processo busca agilizar o reembolso e reduzir burocracias, reforçando a eficiência do sistema tributário brasileiro.