O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Inteligente de Goiânia ficou em 3º lugar na 9ª edição do Prêmio UNECE PPP e Infraestrutura 2025, organizado pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A iniciativa foi reconhecida por sua abordagem inovadora, sustentável e replicável, destacando-se entre 62 projetos de diversos países. Goiânia foi a única cidade brasileira entre os finalistas, reforçando seu pioneirismo em soluções urbanas inteligentes no país.
O projeto já está em operação e inclui a instalação de mais de 28 mil luminárias de LED, 853 km de fibra óptica, 1.828 câmeras de videomonitoramento, 75 pontos de Wi-Fi gratuito e geração de 12 milhões de kWh/ano de energia solar. Além disso, estão em implantação totens de emergência e catracas inteligentes. A prefeitura destacou que a PPP visa transformar Goiânia em referência em tecnologia, sustentabilidade e segurança para os cidadãos.
A premiação ocorreu durante um fórum em Belgrado, na Sérvia, entre 14 e 16 de maio de 2025, onde projetos de Senegal, Sérvia, EUA e Uzbequistão também concorreram. O reconhecimento internacional reforça o potencial do modelo adotado por Goiânia para inspirar outras cidades a investirem em infraestrutura inteligente e sustentável.