Premiação reconhece projetos de PPP inclusivos e replicáveis, que promovem o desenvolvimento sustentável, estimulam a cooperação internacional entre o setor público, privado, instituições financeiras e sociedade civil, e incentivam boas práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
O projeto de Parceria Público-Privada (PPP) Cidade Inteligente da Prefeitura de Goiânia conquistou o 3º lugar na 9ª edição do Prêmio UNECE PPP e Infraestrutura 2025, promovido pela Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa (UNECE). A premiação reconhece iniciativas de PPP que se destacam por sua inclusão, sustentabilidade e capacidade de serem replicadas em outras regiões.
Goiânia foi a única cidade brasileira finalista entre os 62 projetos submetidos por países de todo o mundo. A PPP Cidade Inteligente é pioneira no Brasil e já está em operação, integrando iluminação pública, telecomunicações e geração de energia solar. Entre os principais avanços, já foram instaladas mais de 28 mil luminárias de LED, parte do total de 178 mil previstas, além de 853 km de fibra óptica, 1.828 câmeras de videomonitoramento, 75 pontos de Wi-Fi gratuito, 12 milhões de kWh/ano de energia solar, totens de emergência e catracas inteligentes em implantação.
A PPP vai além da modernização da iluminação e do acesso à internet: ela fortalece a segurança pública, democratiza a conectividade, investe em energia limpa e descarbonização, protege a comunidade escolar e estabelece a base para a entrega de novos serviços públicos digitais e gratuitos à população.
“Esse reconhecimento da ONU reforça que estamos no caminho certo. A PPP Cidade Inteligente é um projeto transformador, que une inovação, sustentabilidade e mais segurança para a população. Já implantamos mais de 28 mil luminárias de LED e vamos seguir avançando para fazer de Goiânia uma cidade referência em tecnologia e qualidade de vida”, destacou o prefeito Sandro Mabel.
De acordo com o secretário da Fazenda, Valdivino de Oliveira, o prefeito Sandro Mabel já vislumbra a criação de novas Parcerias Público-Privadas. “A experiência com a PPP atual é gerida pela Sefaz, mas há planos para expandir esse modelo de inovação a outras áreas da cidade. Essa integração tecnológica com centros de operações conectados às forças de segurança pública é uma das grandes apostas da gestão”, afirma.
Diretor-presidente do IPGC, Leonardo Santos agradeceu a presença do município no evento e parabenizou pelo trabalho realizado. “É um excelente trabalho que se torna referência no Brasil e no mundo”, afirmou. A diretora de Cidade Inteligente da Prefeitura de Goiânia, Jordana Vilela, acrescentou que “toda cidade inteligente começa com uma iluminação que alcança a todos”. Já o secretário nacional de Fundos e Instrumentos Financeiros do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Eduardo Tavares, afirmou que essa é uma agenda que precisa ser fortalecida. “É uma pauta que continua no Brasil”, declarou.
Os projetos foram avaliados com base no modelo “People-first PPPs”, considerando cinco dimensões: acesso e equidade, eficácia econômica, sustentabilidade ambiental, governança institucional e impacto replicável e escalável.
Além de Goiânia, concorreram ao prêmio os projetos de Senau (Senegal), Mobilidade Urbana da Sérvia, Fargo-Moorhead (EUA) e Bukhara (Uzbequistão), durante o fórum realizado entre 14 e 16 de maio de 2025, em Belgrado, na Sérvia.
Foto: Secom
Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) – Prefeitura de Goiânia