O prazo de inscrições para a segunda edição do Edital Black STEM foi prorrogado até 12 de maio. A iniciativa, que originalmente encerraria as inscrições na quarta-feira, oferece três bolsas complementares de R$ 35 mil para estudantes negros brasileiros que pretendem estudar em universidades estrangeiras nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM). O valor é destinado a cobrir despesas como moradia, transporte e materiais acadêmicos, além de incluir mentorias, acompanhamento psicológico e conexão com lideranças negras.
Os candidatos devem ser brasileiros natos ou naturalizados, autodeclarados pretos ou pardos, e já aprovados em cursos de graduação no exterior com início em 2025 ou em estágio avançado de seleção. É necessário também ter obtido aprovação em algum programa de bolsa, integral ou parcial, da instituição de destino ou de outras fontes. Em 2024, quatro estudantes foram beneficiados e hoje estudam em países como China, Estados Unidos e Portugal.
As inscrições devem ser feitas virtualmente no site do Fundo Baobá, responsável pelo programa em parceria com a B3 Social. O resultado final será divulgado em 8 de julho. A iniciativa visa reduzir desigualdades sociais e apoiar a permanência de estudantes negros no ensino superior internacional.