A produção de petróleo no Brasil atingiu 3,621 milhões de barris por dia em março, um aumento de 3,8% em relação a fevereiro e de 7,9% na comparação com o mesmo período de 2023. Segundo a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), o desempenho foi impulsionado por um recorde na extração do pré-sal. A produção de gás natural também cresceu, alcançando 165,53 milhões de metros cúbicos diários, com altas de 4,3% mensal e 15% anual.
A produção total de petróleo e gás no país somou 4,662 milhões de barris de óleo equivalente por dia (boe/d), considerando as operações no pré-sal, pós-sal e em terra. O pré-sal, que registrou um recorde histórico em março, contribuiu com 3,716 milhões de boe/d, representando um crescimento de 5,2% frente ao mês anterior e de 10,9% em relação a março de 2024.
Os dados reforçam a importância do pré-sal para a matriz energética brasileira, com a ANP destacando o crescimento consistente na produção tanto de petróleo quanto de gás natural. O avanço reflete investimentos contínuos no setor e consolida o Brasil como um dos principais players globais no mercado de energia.