O Brasil recebeu nesta quinta-feira (1º) o primeiro lote escalonado de 1,3 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19, parte de um total de 7,4 milhões adquiridos. A entrega, realizada no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, foi destacada pelo ministro da Saúde como a mais rápida desde o período da pandemia. As doses, consideradas as mais atualizadas disponíveis, serão direcionadas inicialmente a grupos prioritários, como crianças menores de 5 anos, idosos, gestantes e pessoas com comorbidades.
A distribuição aos estados deve começar na próxima semana, seguindo o repasse aos municípios. O lote integra um contrato de 57 milhões de doses fechado em 2024, com previsão de dois anos para conclusão. O ministro ressaltou a segurança e eficácia do imunizante, incentivando também a população adulta não vacinada a buscar a proteção.
Em paralelo, foi reforçada a importância da campanha de vacinação contra a influenza, com o Dia D marcado para 10 de maio. Mais de 110 mil escolas já aderiram à mobilização para atualizar a caderneta de vacinação dos alunos, visando ampliar a cobertura antes do período de férias.