A primeira-dama, Janja da Silva, chegou a Moscou neste sábado (3) a convite do governo russo, antecedendo a comitiva presidencial que inclui o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros integrantes do governo. A visita incluiu um passeio pelo Kremlin, complexo que abriga a sede do governo russo e a residência oficial do presidente Vladimir Putin. A comitiva presidencial deve desembarcar na próxima quinta-feira (8) para participar das celebrações dos 80 anos do Dia da Vitória, marcando o fim da Segunda Guerra Mundial.
A viagem da primeira-dama foi realizada em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), com custos cobertos pelo Estado, conforme parecer da Advocacia-Geral da União (AGU) que define a função como de interesse público. O governo enfatizou a necessidade de transparência nas atividades da primeira-dama, com divulgação regular de suas agendas. Enquanto isso, Lula segue ajustando sua agenda internacional, incluindo possíveis desdobramentos diplomáticos.
O embaixador da Ucrânia no Brasil reforçou o convite para que Lula visite Kiev, sugerindo que o presidente poderia incluir o país em sua viagem à Rússia. A proposta visa fortalecer o papel do Brasil como mediador no conflito entre Ucrânia e Rússia. Enquanto isso, o embaixador russo destacou os esforços da diplomacia brasileira em buscar uma solução negociada para a guerra, indicando abertura ao diálogo.