O presidente dos Estados Unidos assinou uma ordem executiva nesta segunda-feira, 5, com o objetivo de reduzir obstáculos regulatórios para a fabricação de produtos farmacêuticos no país. A medida direciona a Food and Drug Administration (FDA) a fortalecer a fiscalização e a transparência sobre a origem de ingredientes ativos importados, além de avaliar a divulgação pública de uma lista com fabricantes que não cumpram as normas. A iniciativa busca aumentar a eficiência e a segurança na produção de medicamentos.
Além disso, outras ordens executivas foram firmadas, incluindo a instituição da semana dos pequenos negócios, do mês da saúde mental e de ações de prevenção a furacões para 2025. Essas medidas refletem uma agenda ampla, com foco em diferentes setores da sociedade norte-americana.
O presidente também adiantou que fará um anúncio na próxima semana sobre os custos de medicamentos, tema que tem sido prioritário em sua gestão. Além disso, confirmou viagens para países do Oriente Médio, como Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Catar, ainda neste mês, reforçando a agenda diplomática internacional.