Os candidatos que têm direito à isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 devem solicitar o benefício até as 23h59 desta sexta-feira (2), horário de Brasília. O prazo, prorrogado pelo Ministério da Educação (MEC) em abril, exige que os pedidos sejam feitos pela Página do Participante, usando o login do portal Gov.br. Participantes do Enem 2024 que faltaram às provas e desejam isenção para a edição deste ano também precisam justificar a ausência no mesmo prazo.
O direito à gratuidade é destinado a estudantes da 3ª série do ensino médio em escolas públicas, quem cursou todo o médio na rede pública ou como bolsista integral, pessoas em vulnerabilidade socioeconômica cadastradas no CadÚnico e beneficiários do programa Pé-de-Meia. Justificativas aceitas para ausência no Enem 2024 incluem motivos como acidentes, emergências médicas, maternidade/paternidade e privação de liberdade, desde que ocorridos nos dias de aplicação ou reaplicação do exame.
O resultado das solicitações será divulgado em 12 de maio, e os aprovados ainda precisarão se inscrever no Enem 2025 quando o edital for publicado. Quem tiver o pedido negado poderá recorrer entre 12 e 16 de maio, com resultado final em 22 de maio. Em 2024, 63,6% dos inscritos foram isentos da taxa de R$ 85, valor ainda não definido para esta edição.