Cerca de 20 mil eleitores das regiões de Bauru e Marília, no interior de São Paulo, podem ter seus títulos eleitorais cancelados se não regularizarem a situação até a próxima segunda-feira (19). O alerta foi feito pela Justiça Eleitoral, que destacou que o procedimento é obrigatório para quem não votou nas últimas três eleições consecutivas. A regularização pode ser feita online, pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou presencialmente, nos cartórios eleitorais.
Além de Bauru e Marília, outras cidades da região centro-oeste paulista também registram números significativos de eleitores inadimplentes, como Botucatu, Jaú, Lençóis Paulista, Ourinhos, Assis, Garça e Tupã. Sem o título regularizado, os cidadãos podem enfrentar restrições como a impossibilidade de emitir passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino ou assumir cargos públicos.
Os dados mostram que, embora algumas pessoas tenham iniciado o processo de regularização, a maioria ainda não resolveu a pendência. Em Bauru, por exemplo, apenas 255 dos 13.027 faltosos regularizaram seus títulos. A consulta da situação eleitoral pode ser feita no site do TSE ou pelo aplicativo e-Título, disponível para Android e iOS. O prazo é curto, e a Justiça Eleitoral reforça a importância de resolver a questão para evitar transtornos.