Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 que tiveram pedidos de isenção da taxa de inscrição negados pelo Inep têm até esta sexta-feira (16/5) para entrar com recurso. O mesmo vale para participantes do Enem 2024 que não conseguiram justificar ausência nas provas. Os recursos devem ser feitos exclusivamente na Página do Participante, com documentação específica, como comprovantes de matrícula em escola pública, vulnerabilidade socioeconômica ou situações como internação médica ou acidentes. Documentos autodeclaratórios não serão aceitos.
Text: O Inep divulgou os resultados provisórios na última segunda-feira (12/5), e os candidatos devem enviar nova documentação, como declarações assinadas e datadas, em formatos PDF, PNG ou JPG. Caso o recurso seja negado, o participante terá de pagar a taxa de inscrição entre 26 de maio e 6 de junho. O edital alerta que informações falsas podem levar à eliminação do exame e até a responsabilização por crime contra a fé pública.
Text: Os resultados finais dos recursos saem a partir de 22 de maio. As provas do Enem 2025 ocorrerão nos dias 9 e 16 de novembro. O Ministério da Educação reforça a importância de seguir as regras para evitar penalidades e garantir a participação no exame.