Uma intensa massa de ar polar está se aproximando da América do Sul, conforme confirmado pela Climatempo, e deve causar uma mudança significativa no tempo entre o fim de maio e início de junho. Com características continentais, o ar frio avançará pelo interior do continente, afetando não apenas o Sul do Brasil, mas também partes do Sudeste, Centro-Oeste e até estados do Norte, como Rondônia, Acre e sul do Amazonas. A primeira onda de frio, associada a uma frente fria, deve chegar em 27 de maio, provocando chuvas no Sul e no Paraguai, seguida por uma acentuada queda de temperatura nos dias seguintes.
Entre 29 e 30 de maio, as regiões Sul, Mato Grosso do Sul e partes de Mato Grosso devem registrar temperaturas mais baixas, enquanto São Paulo terá um resfriamento menos intenso devido à nebulosidade e chuva. Uma segunda onda de ar polar, prevista para 31 de maio a 1º de junho, intensificará o frio no Sudeste e Centro-Oeste. A Climatempo ressalta que essas projeções ainda podem sofrer ajustes, dependendo das condições observadas na próxima semana.
Há ainda a possibilidade de neve no Sul do Brasil, especialmente pela combinação do ar frio intenso com a formação de um ciclone extratropical no oceano, que poderia fornecer a umidade necessária para precipitação invernal. Apesar das incertezas, a chegada desta massa de ar polar marca o início da temporada de frio, pouco menos de um mês antes do inverno, que começa em 20 de junho.