Desde janeiro de 2023, o preço do diesel vendido pela Petrobras às distribuidoras caiu 34,9%, passando de R$ 1,22 para R$ 3,27 por litro. No entanto, o consumidor final não sentiu essa redução na mesma proporção: segundo o IPCA, o diesel ficou apenas 3,18% mais barato nos postos. A diferença entre a queda nos preços da Petrobras e o valor cobrado nos postos tem chamado a atenção da estatal, que atribui o problema à falta de repasse por parte de distribuidoras e revendedoras, já que o setor é desregulamentado desde 2002.
A formação do preço do diesel nos postos envolve múltiplos fatores, como custos de biodiesel (12,1%), margens de distribuição e revenda (17,4%) e impostos estaduais e federais (23%). A Petrobras responde por 47,4% do valor final, mas não controla como os intermediários ajustam seus preços. Embora a estatal tenha reduzido o diesel em R$ 0,45 por litro entre abril e maio de 2025, a queda média nos postos foi de apenas R$ 0,21, segundo dados da ANP.
Especialistas apontam que a margem de lucro dos intermediários e a alta tributação explicam parte do problema. A presidente da Petrobras, Magda Chambriard, incentivou os consumidores a questionarem os postos sobre a falta de repasse, enquanto entidades do setor defenderam suas margens, destacando custos operacionais e tributos. O diesel, crucial para o transporte de mercadorias, tem impacto direto na inflação, que permanece acima da meta do governo, em 5,53% no último ano.