O Parlamento Europeu deu um passo decisivo para acelerar a aprovação de metas mais brandas de emissão de CO₂ para carros e vans na União Europeia. A medida, que estende o prazo para o cumprimento das regras até 2027, visa reduzir multas bilionárias enfrentadas pelas montadoras, que alertaram sobre dificuldades em atingir as metas originais devido à baixa penetração de veículos elétricos no mercado europeu. A proposta, apoiada por um lobby intenso do setor automotivo, ainda depende de votação final e aprovação dos governos dos países membros.
A Comissão Europeia argumenta que a flexibilização dará às montadoras “espaço para respirar”, permitindo que cumpram as metas com base nas emissões médias entre 2025 e 2027, em vez de apenas em 2024. No entanto, críticos, como o grupo E-Mobility Europe, alertam que a mudança pode atrasar ainda mais a Europa na corrida pelos veículos elétricos, beneficiando concorrentes chineses e norte-americanos, além de desestimular investimentos em infraestrutura de recarga.
A decisão reflete o dilema entre pressionar por uma transição verde acelerada e evitar impactos econômicos abruptos na indústria automotiva europeia. Enquanto a Volkswagen já sinalizou que mesmo o novo prazo trará desafios financeiros, a votação final nesta quinta-feira determinará se a UE opta por um caminho mais gradual ou mantém a pressão por reduções imediatas de emissões.