A Polícia Civil de Goiás (PCGO) deflagrou uma nova fase da Operação Resgatados na última sexta-feira (2/5), investigando denúncias de maus-tratos, negligência e violência patrimonial contra idosos. Durante uma das ações, motivada por denúncia anônima, um casal de 72 e 82 anos foi encontrado em situação degradante em uma residência no Setor Jardim Curitiba, em Goiânia. Os idosos, que sofriam de demência e sequelas de AVC, estavam sem cuidados médicos, higiene adequada ou alimentação, sob responsabilidade de familiares que também residiam no local.
De acordo com a Delegacia Especializada no Atendimento ao Idoso (Deai), a idosa foi encontrada nua, caída no chão em meio a fezes e urina, sem medicação há cerca de um ano. Já o idoso, sobrevivente de AVC, estava debilitado e sem acesso a tratamentos. Além disso, há indícios de que os benefícios previdenciários do casal estavam sendo desviados pelos familiares para fins pessoais, sem destinação à saúde ou bem-estar dos idosos.
Diante da gravidade do caso, a equipe acionou o SAMU e a rede municipal de saúde. A idosa foi encaminhada ao Hospital Psiquiátrico Wassily Chuc para atendimento especializado, enquanto o idoso teve uma consulta médica agendada. O caso é investigado como crime de maus-tratos, abandono de incapaz e violência patrimonial, com medidas legais em andamento para responsabilização dos envolvidos. A ação segue o Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003).