Nesta quinta-feira (22), a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado do Pará (Ficco) prendeu dois suspeitos de planejar atentados contra agentes de segurança pública durante a Operação Covil. De acordo com a Polícia Federal, os detidos faziam parte do Comando Vermelho e atuavam em diferentes funções dentro da organização criminosa. As prisões ocorreram em Manaus (AM) e Sobradinho (DF), com apoio das forças locais, mas não foram divulgados detalhes sobre em qual cidade cada um foi capturado.
Uma das pessoas presas supostamente participava de um grupo de estudos para ingressar na PF, enquanto também exercia funções administrativas e financeiras no esquema criminoso. O outro suspeito era responsável pela articulação do tráfico de drogas destinadas ao Pará. As investigações continuam para identificar outros envolvidos e desarticular as atividades do grupo na região.
A Operação Covil faz parte da estratégia contínua da Ficco, que reúne Polícia Federal, Polícia Civil do Pará e Secretaria de Administração Penitenciária. A ação contou com o apoio de unidades no Distrito Federal e no Amazonas, além das polícias Civil e Militar locais. O objetivo é fortalecer o combate ao crime organizado no estado.