A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abriu inscrições para a oficina gratuita “Fabulação Crítica e Manipulação de Arquivos Visuais”, ministrada pelo artista visual e cineasta Rafael de Almeida. A atividade ocorrerá nos dias 27 e 28 de maio, no Centro Cultural Octo Marques, em Goiânia, com vagas limitadas a 20 participantes por dia. Interessados devem se inscrever até 26 de maio por e-mail, enviando dados pessoais e, no caso de menores de 16 anos, autorização dos responsáveis.
A oficina é direcionada a artistas, estudantes e pesquisadores interessados em práticas experimentais de imagem, abordando técnicas como cianotipia, inteligência artificial generativa e intervenções poéticas em arquivos visuais. Inspirado nos conceitos de fabulação crítica e promptografia, o curso propõe reflexões sobre arte, memória e território, explorando a criação de arquivos fictícios gerados por IA e reprocessados com métodos fotográficos históricos.
Rafael de Almeida, doutor em Multimeios pela Unicamp e professor na UEG, tem trabalhos exibidos em festivais nacionais e internacionais, além de integrar acervos de museus como o MIS-GO. A oficina é uma iniciativa da Secult, realizada no Centro Cultural Octo Marques, que também abriga a exposição individual do artista, “Sob Nossos Cascos”. Participantes receberão certificado ao final da atividade.