A construção da nova Ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que ligará os estados do Tocantins e Maranhão pela BR-226, já alcançou 35% de execução, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A antiga estrutura desabou em dezembro de 2024, causando 14 mortes, três desaparecimentos e um ferido. Os trabalhos atuais incluem a conclusão das fundações, a construção de pilares e a instalação de vigas pré-moldadas, com previsão de conclusão até dezembro de 2025.
A nova ponte terá 630 metros de extensão, 100 metros a mais que a anterior, e um vão livre de 154 metros, com investimento federal de R$ 171,9 milhões. Até o momento, 24 fundações e 18 dos 26 pilares já foram concluídos, além do início da colocação de 2.088 pré-lajes pré-fabricadas, que devem acelerar o andamento da obra. O DNIT destacou que o consórcio responsável segue o cronograma para garantir a entrega dentro do prazo estipulado.
O colapso da ponte original ocorreu em 22 de dezembro de 2024, quando veículos, incluindo caminhões com produtos químicos, caíram no rio. As estruturas remanescentes foram implodidas em fevereiro para dar início à reconstrução. Enquanto isso, comunidades locais enfrentam impactos no trânsito devido ao desvio de rotas. A obra visa não apenas restabelecer a conexão entre os estados, mas também reforçar a segurança da travessia.