As obras da imagem de São Miguel Arcanjo, em São Miguel Arcanjo (SP), avançam e devem ser concluídas até 2026, segundo a prefeitura local. Com 57 metros de altura, incluindo a base, o monumento superará em 19 metros o Cristo Redentor do Rio de Janeiro. A cabeça da estátua já está pronta, e a estrutura de ferro que sustentará o restante da obra também foi finalizada. O complexo faz parte do projeto Gruta do Arcanjo, que inclui uma basílica, áreas de apoio e espaços para turismo religioso.
O reitor da Basílica, Padre Márcio Almeida, destacou que o local já está aberto para visitação aos fins de semana, mesmo com as obras em andamento. O projeto, assinado pelo escultor Markus Moura — conhecido por outras grandes obras religiosas no Brasil —, deve se tornar um dos maiores monumentos do gênero no mundo, com 80 metros de altura no total. A expectativa é que o complexo impulsione o turismo na região, que já atrai fiéis desde 2013 devido ao Santuário de São Miguel Arcanjo.
O terreno de 30.000 m², doado por uma família local, abrigará além da estátua, um prédio de apoio com restaurantes, capela, auditório e museu. A previsão é que a obra consolide a cidade como um polo de turismo religioso, atraindo visitantes de diversas regiões. A construção já é considerada a maior imagem do santo católico no mundo.